Quem não se comunica se trumbica!
Quando me surgiu a oportunidade de assessorar a Rede de Farmácias Multmais no quesito Comunicação, pensei: Agora, preciso penetrar no universo de medicamentos, laboratórios e farmácias. Jornalista por formação, o segmento era uma novidade para mim, mas o desafio, um velho conhecido. Sempre na área de Comunicação Corporativa, atuei nos setores de cultura, serviços elétricos, arte, engenharia, beleza e estética, serviços públicos... Cada novo setor, uma descoberta. Esta foi, na verdade, a minha maior motivação para enveredar pela carreira de comunicóloga. É como ser um pouco de engenheira, de artista, de esteticista, de farmacista.
Já na Rede Multmais, trabalhei de imediato na reformulação do site, que aconteceu faz um ano, no dia 16 de julho de 2009 – quando houve o lançamento do novo Portal, na sede da Multmais, em Salvador. Nesta época, o segmento já se tornava mais familiar. O processo de adaptação acontecia diariamente, devido à atualização rigorosa do Portal, que – a cada dia – disponibilizava, e ainda disponibiliza, para os internautas as principais notícias do segmento. A esta altura, eu já havia percebido a complexidade do setor, regido pelas infinitas, incansáveis e insistentes, mas nem sempre coerentes, normas da Anvisa.
Em um ano, acompanhei o lançamento da Resolução 44/09 e também a sua suspensão por esforço de entidades como a Febrafar e a ABCFarma, embora o assunto ainda cause polêmica e tenha um longo caminho a percorrer antes de uma posição definitiva; vi a onda de fusões e aquisições entre gigantes do setor em meio à crise econômica dos Estados Unidos; assisti o mundo temer a Gripe H1N1 e laboratórios faturarem fortunas com o lançamento do Tamiflu e de vacinas; comemorei o assédio que o Brasil vem sofrendo por empresas em todo o mundo – que vê em terras brasileiras a possibilidade mais promissora de lucro; vi cair a patente do Viagra e o seu genérico invadir o mercado; acompanhei as discussões, que parecem não ter fim, sobre a carga tributária que incide sobre medicamentos e a relação médico-laboratório; li e reli sobre saúde; vi, portanto, bastante coisa.
Em meio a tantas notícias – todas disponíveis no Portal Multmais, confira! – o que mais me chamou atenção nesta experiência, estava logo ali, sem precisar de pesquisa ou de ir muito longe. Estava na Multmais algo que me fascina quando o assunto é comunicação. A vontade, o esforço, o reconhecimento e a arte de comunicar. Com farmacistas espalhados por todo o Estado da Bahia, a Multmais percebeu que precisava estar próxima, levar informação e atender de forma eficiente a cada associado na Bahia. Para isto, entendeu que o meio mais adequado, considerando também o custo-benefício, seria a internet e estava certa. Focou todos os esforços na comunicação digital, já acessível nos quatro cantos do planeta, e planejou um portal de acordo com a necessidade do seu público-alvo, o farmacista. Desde então, atualiza diariamente, monitora os resultados e aprimora a página a cada necessidade. Segue, portanto, todas as regrinhas básicas quando o assunto é ser eficiente na internet.
O Portal Multmais tem uma interface fácil e interessante, serviços e informações atualizados e selecionados – sou suspeita, eu sei. Mas também sou profissional de Comunicação e desafio qualquer um a encontrar uma Rede de Farmácias com ferramenta igual. Em mais de um ano, vi a Multmais somar esforços para fazer a diferença e a Comunicação sempre foi um dos seus pilares. Quem não se comunica se trumbica, leva o ditado à risca, com trabalho e criatividade.
E para não perder o costume, vou dar aqui uma notícia em primeira mão: Estamos trabalhando em mais uma reformulação do Portal, que logo-logo estará de cara nova. A Rede de Farmácias Multmais vai continuar levando até você serviços e informações de qualidade e você também pode colaborar com sugestões. E quem quiser saber mais sobre as ações e a rotina na Rede Multmais pode acessar a seção Multmais Acontece, um exemplo de transparência e compromisso com o farmacista. É a Multmais fazendo jus ao slogan: É muito mais, é pra você!
Por Daniela Lustosa
Jornalista especializada em Comunicação Corporativa e Assessora de Comunicação da Multmais.