6 dicas para padronizar e vender mais
A Multmais tem um padrão visual moderno e minuciosamente pensado para aumentar a visibilidade e as vendas da sua farmácia
Um bom layout de farmácia é crucial para o sucesso do estabelecimento. Se feito de maneira estratégica, pode conduzir o consumidor a percorrer a loja toda, fazendo com que as oportunidades de compras possam ir além do planejado. Preparamos 5 dicas que vão te ajudar a melhorar a experiência de compra do cliente, aumentando a lucratividade da loja.
Entenda a importância do layout
Layout é a utilização dos espaços disponíveis, e a melhor forma de adaptá-los ao trabalho de vendas e a comodidade do cliente. É importante considerar os seguintes pontos:
- O acesso dos consumidores deve ser fácil para quem se locomove de diferentes maneiras;
- O local do caixa precisa ser visível e oferecer comodidade ao público;
- Melhore a disposição dos acessórios para colocação das mercadorias, (gôndolas e displays) e dos corredores, a fim de facilitar a passagem dos consumidores;
- O local das vitrines deve explorar um mix de produtos interessantes para chamar a atenção do público;
- O espaço de estoque e armazenamento tem que facilitar a logística de reposição;
Invista na fachada
O layout começa com a comunicação externa da loja. A fachada e os adesivos da vitrine demonstram a identidade da marca e as principais estratégias da rede. A atenção com os fornecedores e com a padronização da marca é fundamental. A identidade da farmácia, quando a loja é independente ou faz parte de uma rede ou associação, principalmente, é muito importante para o reconhecimento da marca pelo consumidor.
Gerencie os produtos por categorias
O gerenciamento por categoria é uma estratégia de exposição de produtos na drogaria que ajuda o consumidor a encontrar com mais facilidade o que busca na loja. Segundo pesquisas, muitas farmácias ainda deixam os MIPS (Medicamentos Isentos de Prescrição) atrás do balcão. Há lojas que ainda possuem cerca de 70% desta categoria distante do consumidor. É preciso entender que esses produtos têm um potencial muito grande de vendas e devem ser posicionados de maneira que o consumidor tenha fácil acesso a esses produtos. Também é importante oferecer um bom mix de produtos e conhecer a demanda da sua região.
Localize os produtos estrategicamente
A disposição dos itens da farmácia faz muita diferença no resultado das vendas. Posicionar os itens corretamente é essencial para vender mais. Aproveite as pontas de gôndola e os cestões para dar destaque a produtos estratégicos. Nesses locais você dá vez à chamada “compra por impulso”, que é uma decisão de compra rápida, estimulada pelo grande apelo promocional. Uma boa comunicação visual faz toda diferença nesse caso. Testeiras e divisórias que sinalizam a localização das categorias na farmácia permitem que o cliente localize o que deseja com mais facilidade.
Melhore a circulação na Loja
A experiência do consumidor está em alta quando falamos em marketing. Na hora de montar uma drogaria isso não é diferente. Os móveis e a comunicação interna devem permitir que o cliente consiga circular facilmente pela loja. Além disso, o consumidor precisa encontrar com facilidade os produtos que busca. Com o apoio profissional específico, é possível desenvolver uma lógica de distribuição das seções que faça o cliente andar por toda a loja ou, pelo menos, pela maior parte dela.
Faça parte de um grupo
Quando falamos de layout, fazer parte de um grupo é a melhor opção para padronização e reconhecimento de marca pelo consumidor. A Multmais é uma rede associativista com mais de 470 lojas em toda Bahia. Conta com uma equipe de marketing que dá todo suporte no processo de padronização e comunicação visual das lojas associadas, realizando o projeto em 3D com todas os detalhes de fachada e de layout interno da loja, trazendo as melhores soluções para o aproveitamento do espaço.
Deseja se associar à Multmais? Ligue para: (71) 99959-2070
Com informações: Sebrae, Farmarcas e Febrafar